sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cultura - O que é Mokumentário (Mocumentary)?


Quase todo mundo já deve ter se deparado na TV, no rádio, no cinema ou mesmo na Internet com um Mokumentário. O nome pode até ser novo, mas o conceito é velho. Podemos definir "Mokumentary" como uma expressão que significa documentário falso que é um subgênero do documentário real.
A idéia é bem simples e se você tem habilidade na produção de peças cinematográficas e além disso o costume de inventar histórias que não são muito verdadeiras,  basta tomar como base os documentários verídicos; pense naqueles da National Geographic, em que mostram o dia a dia dos leões; a forma de fazer é bem parecida; só que  no lugar desses leões, coloque um bicho bizarro com cabeça humana, corpo de felino e asas de águia e diga que essa criatura  monstruosa e a princípio mitológica foi avistada por pessoas numa pequena aldeia lá onde Judas perdeu as botas e onde o vento faz a curva; depois, use todas as teorias evolucionistas, biológicas e físicas,que você conhece e todo seu conhecimento em Mitologia grega, para sustentar a possibilidade da existência deste ser fantástico; em seguida use ótimos atores para se fazerem passar por cientistas, especialistas em história antiga e mitologia, testemunhas e até vítimas; não esqueça também de utilizar os melhores recursos de edição de vídeo e computação gráfica daí então... está pronto o seu Mokumentary sobre a existência da Esfinge.

Uma invasão de marcianos 

Em 1938 a rede de rádio  americana  CBS, interrompeu sua programação normal para noticiar uma invasão alienígena. Seis milhões de pessoas sintonizaram o pseudo programa jornalístico, dos quais três milhões entraram em pânico por não terem ouvido a introdução que informava que aquelas notícias não passavam de uma dramatização do livro "Guerra dos Mundos" de Herbert George Wells. O anúncio radiofônico da suposta invasão alienígena foi transmitida tão real e tão seriamente que criou alvoroço em pelo menos três cidades americanas.

A Bruxa de Blair

Em 1999 "A Bruxa de Blair",  filme americano em forma de Mokumentário foi um sucesso de bilheterias. Para quem não assistiu, no início do filme é encontrada uma câmera; nela está um filme VHS em que  três jovens pretendem filmar um documentário numa floresta em Maryland nos EUA ,  sobre a lenda de que ali habitava uma bruxa; nas filmagens eles registram gritos e outras coisas estranhas na floresta; há também entrevistas com moradores do lugar e tudo o mais que existe num documentário. No final, os jovens desaparecem deixando como única pista de seu desaparecimento a câmera que tinha sido usada nas filmagens. 

Sereias e dragões

Um exemplo de Mokumentário mais recente foi ao ar em 2012 no Discovery Channel. O falso documentário apresentava o depoimento de três cientistas do NOAA (National and Oceanic and Atmospheric Administration) Órgão americano responsável por assuntos relacionados à meteorologia, oceanos, atmosfera e clima, em que afirmavam terem descoberto no mar da África do sul, um cadáver de um humanoide aquático, com nadadeiras no lugar das pernas, ou seja, uma sereia. A produção foi tão bem feita e os atores representaram tão bem o papel de cientistas que a maioria dos espectadores acreditaram se tratar de um documentário verdadeiro, mesmo porque o canal Discovery é um canal de documentários... verdadeiros! O que aconteceu depois da apresentação que foi vista por mais de três milhões de pessoas, foi primeiramente surpresa pela "descoberta científica" e logo depois, quando a farsa foi descoberta, irritação diante da sensação de engano. Alguns anos antes, em 2006, o Discovery já tinha pregado uma peça nos espectadores iniciando seu "documentário" com  a incrível descoberta de restos mortais de um suposto dragão numa montanha gelada da Romênia. Quem se interessou pelo tema inusitado e continuou no canal foi bombardeado por várias teorias evolucionistas, históricas além de explicações biológicas para justificar a existência daquele animal fantástico e, por exemplo,o funcionamento do órgão responsável pelo lançamento de chamas pela boca do dragão; enfim, o canal misturou ciência com ficção para a enganar todos os desavisados.

O bom mesmo é ficar ligado

O sucesso de audiência desses e de outros Mokumentários nos ensina que  o público pode ser enganado facilmente e  que não devemos acreditar em tudo que surge na Internet ou aparece na tela da Tv. Se um programa televisivo consegue enganar milhões de pessoas a respeito da existência de seres mitológicos e uma transmissão radiofônica consegue afetar o cotidiano de cidades inteiras com seus habitantes assustados pela a invasão de alienígenas, quantas mentiras não podem ser contadas com temas que não são tão extraordinários e muito mais fáceis de serem considerados reais? O bom mesmo é ficar ligado!

Veja o Mokumentário dos Dragões:





Focou???

Fúlvio Garcia